
SOBRE O GACT
O que é o GACT?
Criado em 2018, o Grupo de Aprendizagem em Ciência e Teatro (GACT) é um coletivo independente que se dedica a pesquisa, formação e criação na interface ciência-teatro. Os frutos dessas atividades incluem a publicação de livros e artigos, apresentações em e a organização de eventos, a realização de oficinas, minicursos e disciplinas, além de performances.

Quem somos
O GACT é formado por pesquisadores, artistas e divulgadores da ciência provenientes de diferentes áreas e com experiências diversas no campo.

Carla Almeida
Coordenadora do GACT, Carla Almeida é jornalista especializada em ciências, com mestrado e doutorado em divulgação científica. É pesquisadora do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida Fiocruz, onde desenvolve pesquisas sobre ciência-teatro e ciência, mídia e sociedade. É docente do curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência e do Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, ambos vinculados à Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Ana Clara Dupret
Ana Clara Dupret é atriz, divulgadora da ciência, pesquisadora e poeta. É Mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde pela COC/Fiocruz, Especialista em Divulgação e Popularização da Ciência também pela COC/ Fiocruz, Especialista em Preparação Corporal nas Artes Cênicas pela Faculdade de Dança Angel Vianna e Bacharel em Artes Cênicas pela PUC-Rio. Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação, Difusão e Gestão em Biociências do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ e escreve poesias nas horas vagas.

Wanda Hamilton
Wanda Hamilton é cientista social e atriz com mestrado em Divulgação da Ciência pela COC/Fiocruz. Pesquisadora da Fiocruz desde 1985, coordenou o Ciência em Cena do Museu da Vida Fiocruz (MVF), atuando como diretora de teatro, dramaturga e atriz. No Núcleo de Estudos de Públicos e Avaliação em Museus do MVF desenvolveu pesquisas sobre teatro no contexto da divulgação da ciência. Participa do GACT desde 2018.

Kailani Vinicio
Kailani Vinicio (Kailani Tavares Guimarães) é artista da cena e atua no campo da pesquisa em teatro, educação e divulgação científica. Trabalha no Museu da Vida Fiocruz, onde é uma das responsáveis pelas ações teatrais do museu no espaço Ciência em Cena. Desenvolve pesquisas sobre palhaçaria, estudos de gênero e ciência-teatro, perpassando as dimensões da dramaturgia, da atuação e da direção teatral. Formou-se em Estética e Teoria do Teatro pela UNIRIO, onde atualmente cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. É mestre em Divulgação Científica (COC/Fiocruz), com enfoque nas interações entre o teatro, o humor e a divulgação científica.

Tatiane Santoro
Tatiane Santoro é atriz, diretora, pesquisadora e professora de teatro. É mestre em Teatro pela UNIRIO e formada em Licenciatura em Teatro pela mesma universidade, em 2013. Desde 2008, atua em espetáculos teatrais. É diretora da Trupe de Lá TAG, tendo dirigido, em 2022, o infanto-juvenil “Quem é o Zezinho?”, premiado por melhor direção no CBTIJ 2022. Em 2024, ingressou na Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) com pesquisa em ciência e teatro.

Felippe Fonseca
Felippe Fonseca é ator, professor de teatro, pesquisador em artes cênicas e divulgação científica, e integra o GACT desde 2020. Também é integrante da Cia. Blabonga, com outres artistas da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Possui experiência em mediação cultural e ensino bilíngue do Teatro (FAUEL/Oregon University). Em 2024, ingressou no Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz) com pesquisa sobre o teatro em contexto de divulgação científica.

João Vitor Lanzarini
João Vitor Lanzarini tem dois lados. No lado A, é químico industrial pela UFF, professor licenciado de química, mestre em Divulgação Científica pela COC/Fiocruz e pesquisador com ênfase na representação de cientista e ciência na mídia de entretenimento. No lado B, é ator “cria” do Teatro O Tablado, mas explora também sua criatividade como diretor de teatro e escritor literário. Atualmente, está cursando doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação, Difusão e Gestão em Biociências do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ.

Tayssa Marques
Tayssa Marques é bióloga e atriz. Possui formação em Biologia pela Universidade Veiga de Almeida e em Artes Dramáticas pela Escola SESC de Artes Dramáticas. É mestranda no Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Sua pesquisa e seus interesses se concentram na área de ciência-teatro e teatro e educação. Atualmente, compõe o GACT e a Cia JUKAH de Teatro, explorando também outras linguagens das artes da cena, como o canto e a dança.
